Google+ Followers

terça-feira, outubro 13

Francisco e Francisca


Uma foto  já velhinha, com quase cem anos.

Respeito aos meus avós maternos há algo muito curioso.

Tanto a minha avó como o meu avô eram ambos da mesma freguesia, quase vizinhos e creio que até eram parentes algo afastados. O mais curioso é que nasceram os dois com alguns minutos de diferença apenas, no mesmo mês e ano: 1 de Novembro de 1886, e se chamavam Francisco, ele, e ela, Francisca…
Ele era um homem muito bonito, alto, cabelo claro e olhos azuis e, segundo a dizia a minha mãe, de temperamento suave, e ao mesmo tempo, muito austero e exigente, um daqueles homens em que a palavra é sempre honrada. Era um homem inteligente que não tinha medo de arriscar e as viagens fizeram dele uma pessoa com mentalidade mais aberta.
A minha avó era pequenina, de uma beleza simples, olhos e cabelos castanhos, totalmente dedicada ao lar e à família, completamente apegada à sua terra e tradições. Tiveram quatro filhos, três raparigas e um rapaz.